O QUE É O ENEM OS DESAFIOS DO ENEM:
ESTUDO E RESISTÊNCIA
O QUE O RANKING ENEM PODE REVELAR
SOBRE PESSOAS E INSTITUIÇÕES
O ENEM NA ESCOLA CASTANHEIRAS:
OBJETO DE ESTUDO E PRÁTICA

 

A Escola Castanheiras se apresenta como um projeto que defende em suas escolhas curriculares e em seus atos cotidianos o compromisso com a Cultura, com a Ciência e com a Sociedade. Trabalha para educar alunos em ambientes de ensino e aprendizagem que busquem o equilíbrio entre o Rigor e o Vigor e defende que a escola básica tem o compromisso de educar na diversidade de ritmos, perfis, competências e habilidades.

Reafirmando cada uma dessas escolhas, produzimos um boletim explicativo sobre como avaliamos o Enem e como nos preparamos para essa importante etapa da vida dos estudantes brasileiros. 

 

O QUE É O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e avalia as habilidades gerais dos alunos ao final do ciclo da educação básica. O exame, realizado em dois dias, é composto de duas provas de 90 questões cada, mais uma redação. As 180 questões distribuem-se em quatro grupos de 45, contemplando as quatro grandes áreas que compõem o currículo nacional de Ensino Médio: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.

A partir de 2009, o Enem passou a ser usado por diversas universidades públicas e privadas como meio de ingresso, mas nem sempre como exame único. Há instituições que o utilizam como 1ª fase, como parte da nota ou para preenchimento de vagas remanescentes.

Em São Paulo, instituições como a UFSCar e a Unifesp, por exemplo, utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preenchimento de 99% e 82% de suas vagas, respectivamente. Gerenciado pelo MEC, esse sistema informatizado recebe a inscrição dos candidatos que tenham realizado a prova do Enem e os classifica a partir das carreiras escolhidas.